ECATI - Escola de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação

Narrativas: Formatos Media e Experiência do Consumidor

Micro-credencial

Coordenação

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Objectivos

Os objetivos deste módulo incluem entender os impactos da produção, distribuição e consumo digital no desenvolvimento de narrativas adequadas a diferentes formatos de media (filme, TV, online, jogos etc.) e diferentes experiências de utilizador (cinema, TV, tablet, smartphone, etc). O módulo apresentará os alunos às seguintes questões: porque é que os processos de criatividade e criação de ideias devem endereçar os conceitos de story e marketing; porque é que a segmentação do público e a identificação das suas necessidades são cruciais para o desenvolvimento da story e do marketing; porque é que a pesquisa para identificar e prospetar diferentes públicos é essencial para o desenvolvimento da story; porque é que a narração de histórias deve ter como alvo o segmento de público selecionado; porque é que as marcas de entretenimento são importantes para criar e desenvolver a fidelidade do público; porque é que o marketing digital é uma ferramenta crucial para a promoção de produtos audiovisuais.

Com este módulo, os alunos poderão compreender como os conteúdos podem ser formatados para diferentes plataformas de distribuição digital; familiarizar-se com os diferentes géneros e a sua relação com as preferências do público; com o surgimento de novos modelos de negócios, em particular de distribuição (streaming).

O módulo apresenta os alunos a conceitos e práticas de convergência mediática: tecnologias digitais na produção, distribuição e consumo de produtos; os impactos da convergência no cinema, o modo como as tecnologias digitais transformaram o cinema; diferentes experiências de consumo, configurações e dispositivos.


Os objetivos deste módulo incluem compreender os impactos da produção, distribuição e consumo digital no desenvolvimento de diferentes narrativas adequadas a diferentes formatos de media (filme, TV, online, jogos, etc.) e para diferentes experiências de consumo do utilizador (cinema, TV, tablet, smartphones, etc.).

Destaques
  • compreender a importância de adotar uma abordagem à criatividade e geração de ideias que seja orientada para o mercado.
  • compreender como e por que o storytelling deve abordar as diferentes necessidades do público.
  • aprender diferentes ferramentas de pesquisa de mercado e público para a definição de públicos-alvo e apelo de vários géneros.
  • conhecer as diferentes tecnologias de produção, distribuição e consumo e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no contexto em mudança do entretenimento audiovisual.
  • familiarizar-se com a natureza mutável do cinema e diferentes experiências no mundo da convergência digital de diferentes media.
  • Inscrição
    200€
  • Número de prestações
    6
  • Valor prestação
    280€

Copyright © 2022 COFAC. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.